Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu Banner Câmara Serranópolis do Iguaçu
Serranópolis do Iguaçu,
27 de Abril de 2024

Notícias

O que significa o cordão de girassóis?

26/03/2024 - Atualizado em 26/03/2024 às 13:45

O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”. 

É o caso de deficiências auditivas, visuais, intelectuais, paralisia cerebral ou de pessoas que estão dentro do espectro autista, entre outras possibilidades. 

A fita com desenhos de girassóis foi usada despretensiosamente por uma companhia aérea em um aeroporto de Londres e acabou tornando-se o símbolo para identificar pessoas com deficiências não aparentes. A imagem estampada lembra a resistência e a resiliência dos girassóis, atributos igualmente necessários na luta por acessibilidade. 

Vale lembrar que o uso do colar é opcional. Sua ausência não prejudica o acesso aos direitos previstos em lei e sua utilização não dispensa a apresentação de documentos comprobatórios quando solicitados por atendentes e autoridades. 

por Vicente Junqueira Moragas - NUICS

Acesse o portal da transparência